Que atire a primeira pedra aquele que nunca se deparou com a notificação de pouco espaço na memória na barra de notificações… Infelizmente esse é um problema bastante comum, principalmente (mas não exclusivamente) em celulares intermediários e antigos (inclusive o meu :v ).

Nesse tutorial eu vou mostrar pra vocês um truquezinho simples, presente em todos os aparelhos Android, sem precisar baixar nenhum app a mais, para limpar o cache e dados de apps, liberando assim um pouco (ou muito, depende do estado do seu celular) de memória.

Vamos começar!

1 Entre nas Configurações do seu celular, e acesse a opção referente aos aplicativos. Procure algo parecido com: Armazenamento / Apps / Gerir Aplicações / Ger. de Aplicativos

2 Você vai ver todos os seus apps instalados. Na maioria dos celulares, também é possível ver os apps do sistema aqui. Você deve selecionar os apps que você não usa com frequência.

3 Em cada aplicativo que você selecionou, você terá 3 opções: Desinstalar/Desabilitar, Limpar o cache ou Limpar dados. Isso é pessoal, você escolhe o que você quer fazer.

Ex.: Suponha que eu não goste do Google Play Música (o que é verdade, só pra constar). Então eu seleciono ele e limpo todos os dados, depois desabilito.

4 Você pode desinstalar atualizações de apps do sistema, como os apps Play alguma coisa, o Google+, etc. Você também pode desabilitar apps que você não usa. Por exemplo, eu aposto que você não usa o Play Livros, Play Filmes, o app de Email… então você pode desabilitar eles e assim impedir que eles fiquem consumindo dados na sua memória.

Enfim, esse é o tutorial. Em meu celular, fazer essa limpezinha básica chega a liberar até 400MB às vezes. Espero ter ajudado!