BitTorrent ou simplesmente Torrent é um protocolo de transferência de arquivos pesados que ficou no lugar do antigo P2P. Nele, vários servidores (conhecidos como trackers) compartilham “pedaços” menores do arquivo, fazendo com que a velocidade de transferência seja maior que em servidores comuns. As vantagens de se utilizá-lo são, principalmente, a alta velocidade de transferência e a possibilidade de pausar o download. Entretanto, caso ele tenha poucos peers ou seeds, isto é, caso poucos servidores estejam compartilhando o arquivo, a velocidade de transferência torna-se muito baixa ou até mesmo nula.

Muitos provedores de internet bloqueiam o acesso à torrents, já que ele possui uma alta taxa de transferência e, dessa forma, faz com que a internet disponível numa rede compartilhada (por exemplo, para quem usa WIFI) seja concentrada em uma só máquina, prejudicando os demais usuários da mesma. Outra desvantagem se deve aos usuários de internet móvel, que possuem, na maioria das vezes, planos limitados e com velocidade de transferência baixa.

Para contornar tais situações existem serviços online que conseguem fazer o download de arquivos .torrent e disponibilizar um link para download direto. Um deles é o SuperTorrent: o site disponibiliza 1 GB de armazenamento no plano gratuito. Caso o usuário necessite de mais espaço pode adquirir um plano pago.

Outra alternativa gratuita é utilizar o site ExrapidLeech. Entretanto, esse não possui um servidor próprio e os arquivos disponibilizados por ele ficam salvos no servidor Uptobox, que limita a velocidade de transferência para usuários que não possuem conta no site.

Atualização 1: o site Seedr disponibiliza 2GB de espaço na conta gratuita e permite escolher o servidor para fazer o download dos arquivos (esse último apenas nos planos pagos!).
Agradecimentos ao nosso colunista Flávio pela indicação do site.

Atualização 2: o site HiperDown disponibiliza 5GB de espaço no plano gratuito e permite 10 slots simultâneos para download (esse último somente no plano pago!).
Agradecimentos ao nosso visitante, Pablo!

 

Com as dicas acima você não deve encontrar mais nenhum problema ao converter arquivos torrent em links de download! 🙂

  • Pablo Matheus

    cara, tem um site em torrent offline que disponibiliza 5 GB grátis de espaço, é esse o link hiperdown.com

    • Império Downloads

      Nossa que legal, Pablo!
      Já atualizamos o artigo. (: